Nos últimos anos, as mudanças climáticas, a preocupação com o aumento da poluição e a busca pela preservação dos recursos naturais tem sido pauta entre a população e entidades sociais. Nesse contexto, os materiais não recicláveis têm se destacado como um dos principais pontos que afetam o meio ambiente.
Esses materiais já fazem parte do cotidiano de nossa sociedade, desde embalagens de papel, utensílios, roupas e objetos diversos.
Pensando nisso, desenvolvemos um conteúdo para abordar o impacto ambiental desses materiais e o que fazer para minimizar os danos causados por eles. Boa leitura!
Entenda o que são materiais não recicláveis
Esses materiais são caracterizados por suas características químicas, físicas ou por estarem contaminados, e que não podem ser reaproveitados através dos processos tradicionais de reciclagem. Entre os exemplos mais comuns desses materiais, podemos citar:
- Espelhos e vidros temperados;
- Isopor;
- Papéis plastificados ou com resíduos de gordura;
- Sacolas metalizadas de salgadinhos;
- Fraldas descartáveis;
- Bitucas de cigarro;
- Lixo eletrônico não tratado.
Embora alguns desses materiais possam passar pelos processos de reaproveitamento específicos, sua reciclagem é, na prática, inviável na maior parte dos sistemas de coleta seletiva. Por esse motivo são classificados como não recicláveis.
Entenda o impacto ambiental que materiais que não podem ser reciclados causam
Os materiais que não possuem a possibilidade de serem reciclados causam impactos negativos na sociedade e no meio ambiente, os principais impactos são:
Acúmulo em aterros sanitários e lixões
Grande parte desses materiais acabam tendo como destino final os aterros sanitários ou os lixões a céu aberto. Isso gera acúmulo de resíduos que demoram mais de décadas, até mesmo mais de cem anos, para se decompor, contribuindo para a poluição do solo, do ar e da água.
Poluição dos oceanos e rios
Seja por meio das chuvas e ventos ou pela mão humana, os resíduos não recicláveis, muitas vezes acabam chegando aos rios e mares. Eles afetam diretamente a fauna marinha, como peixes, tartarugas e aves que ingerem os resíduos ou ficam presos neles, muitas vezes levando à morte desses animais.
Geração de gases de efeito estufa
O acúmulo e a decomposição de resíduos em ambientes anaeróbicos, como os aterros, resultam na emissão de metano, um gás de efeito estufa cerca de 25 vezes mais potente que o dióxido de carbono. Além disso, quando queimados, os materiais não recicláveis liberam substâncias tóxicas como dioxinas e furanos.
Perda de biodiversidade
Assim como acontece nos oceanos e lagos, o descarte inadequado desses resíduos compromete habitats naturais, contamina os ecossistemas e reduz a biodiversidade do local. Isso coloca em risco a vida animal e de plantas do local.
Por que usamos tantos materiais que não podem ser reciclados?
Mesmo com toda a conscientização ambiental atual, o uso de materiais não recicláveis ainda é comum por diversas razões:
- Baixo custo de produção;
- Durabilidade e praticidade;
- Falta de informação;
- Ausência de infraestrutura.
Alternativas sustentáveis para evitar o uso desses materiais
Para reduzir o impacto ambiental, é fundamental que esses materiais sejam desenvolvidos por opções mais sustentáveis. Confira algumas das alternativas mais viáveis para evitar o uso dos materiais não recicláveis:
Materiais biodegradáveis
O uso de materiais biodegradáveis são feitos a partir de celulose, amido de milho ou bagaço de cana-de-açúcar e se decompõem naturalmente em pouco tempo, não agredindo o meio ambiente.
Embalagens reutilizáveis
O uso de embalagens e recipientes reutilizáveis, como potes de vidro, sacolas ecológicas e garrafas de inox, contribuem significativamente para a redução do consumo de plásticos e materiais de uso único.
Leia mais: Reutilização de embalagens de papel e suas soluções sustentáveis
A Ricapel oferece soluções sustentáveis para sua empresa!
Os materiais não recicláveis representam um dos maiores desafios ambientais do nosso tempo. Seu descarte inadequado gera sérios danos à natureza e à saúde humana. No entanto, é possível mudar essa realidade por meio de ações conjuntas entre sociedade, empresas e governos. Se você deseja comprar embalagens de papel, os materiais usados pela Ricapel possuem uma produção amigável ao meio-ambiente, toda a matéria-prima é sustentável e as embalagens podem ser reutilizadas para outras necessidades. Entre em contato com nossos profissionais e saiba como adotar alternativas sustentáveis para seu negócio!