Nos primeiros meses de quarentena, as máquinas andaram devagar quase parando. Alguns meses depois, o ritmo de produção voltou forte e as fábricas já trabalhavam em três turnos.

O Brasil conheceu na quarta-feira (3/março) o impacto da pandemia no PIB. A economia encolheu mais de 4% em 2020. Mas foi um período em que o consumo de um item essencial em diversos setores disparou e, agora, a escassez dele tem atrapalhado a recuperação da indústria.

Daqui de dentro, ela viu de perto a mudança. A caixa de papelão correu com o remédio, carregou o eletrônico, abasteceu a dispensa, levou o almoço, embalou a economia desde que o vírus impôs o distanciamento social.

Raro e caro, o papel ainda coloca limites para a retomada da indústria.

A indústria não estava programada para o calendário da pandemia. Nos primeiros meses de quarentena, as máquinas andaram devagar quase parando. Alguns meses depois, o ritmo de produção voltou a ficar forte e as fábricas já trabalhavam em três turnos. Setembro e outubro de 2020, quando já não faltavam pedidos, começou a faltar papel.

Na comparação do primeiro trimestre de 2020 com o mesmo período do ano anterior, a produção de papel ondulado no país cresceu 7%. Com o começo da pandemia, caiu 3,5%. No terceiro trimestre, registrou um aumento de mais de 10%. E nos últimos três meses do ano, o aumento continuou forte: quase 8%. Um problema inusitado para um ano de pandemia: ter dificuldade de atender o volume de pedidos.

A indústria brasileira de árvores, que representa a cadeia de base florestal do campo à indústria, estima que em 2020 a demanda por papel cartão – outro tipo de matéria prima para embalagens – alcançou 630 mil toneladas, um crescimento de 6,4% na comparação com 2019.

E diz que: “Essencial, essa indústria não interrompeu as atividades durante a pandemia, com operações reorganizadas para garantir segurança dos trabalhadores, empenhada em atender o mercado”.

Fragmento da matéria publicada no G1, fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2021/03/04/industria-de-embalagens-tem-dificuldade-para-atender-pedidos-durante-a-pandemia.ghtml

A RICAPEL informa que está recebendo normalmente a matéria prima da indústria de papel. Portanto, os pedidos de sacos e sacolas de todos os formatos atendemos prontamente.