Impressão flexográfica para embalagens

Impressão flexográfica para embalagens: conheça o processo e suas vantagens

Indice

A impressão flexográfica é um método de impressão rotativo que utiliza uma matriz flexível para transferir tinta para o substrato. 

Essa matriz é geralmente feita de borracha ou fotopolímero, e é montada em um cilindro, e durante o processo de impressão, a tinta é aplicada à matriz, que transfere a imagem para o substrato, como o papel ou o plástico, por meio de uma pressão direta determinada.

Qual a importância da impressão flexográfica para sacolas e sacos de papel?

A impressão flexográfica é amplamente utilizada na produção de sacolas e sacos devido à sua capacidade de imprimir em diversos tipos de substratos flexíveis, como plásticos, papel e materiais laminados.

Ela é especialmente popular na produção em larga escala de sacolas e sacos para embalagens de alimentos, produtos de consumo, produtos industriais e muito mais.

Isso porque, esse método produtivo permite impressões em alta velocidade, com boa qualidade de impressão e a capacidade de imprimir em superfícies irregulares.

Além disso, a flexografia oferece a flexibilidade de utilizar uma variedade de tintas, incluindo tintas à base de água, tintas solventes e tintas UV, o que a torna adequada para uma ampla gama de aplicações em sacolas e sacos.

Algumas das principais razões pelas quais a impressão flexográfica é amplamente utilizada no mercado de embalagens envolve:

  • Qualidade de impressão.
  • Eficiência produtiva.
  • Versatilidade de substratos para aplicação.
  • Customização e design criativo.
  • Sustentabilidade com baixo impacto ambiental.

Essas acabam, também, por se tornarem algumas das vantagens de utilizar a impressão flexográfica em suas embalagens. Vamos falar sobre elas com mais profundidade logo abaixo.

Como é o processo de impressão flexográfica?

No processo de impressão flexográfica para a produção de sacolas e sacos de papel, a matriz flexográfica é montada em uma impressora flexográfica, que imprime a imagem desejada no substrato.

Esse processo geralmente envolve:

1. Preparação do arquivo de impressão: diagramação da arte incluindo layout, aplicação de logotipo, imagens e textos a serem impressos.

2. Preparação da matriz flexográfica: montagem do cilindro de impressão com a imagem do arquivo gravada na matriz por meio de exposição à luz e lavagem química, criando uma superfície em relevo que vai conter a tinta a ser transferida para o papel.

3. Preparação do substrato: o papel é recortado e dobrado para se transformar em sacos e sacolas, para serem impressos depois.

4. Impressão flexográfica: o substrato é alimentado na impressora flexográfica, onde a matriz é carregada com tinta e entra em contato com o papel. A tinta é transferida da matriz para o papel por meio de pressão direta, criando a imagem impressa, que geralmente possui várias cores, com cilindros de impressão diferentes para cada cor.

5. Secagem e cura da tinta: após a impressão, a tinta é seca e curada. Dependendo do tipo de tinta utilizada, pode ser necessário um processo de secagem por calor ou exposição à luz UV para garantir que a tinta esteja completamente seca e fixada no substrato.

6. Acabamentos: depois da secagem da tinta, o substrato é finalizado para se tornar sacolas ou sacos de papel completos, e este último passo pode envolver corte, dobra, colagem e montagem para criar os produtos acabados prontos para serem utilizados.

Quais são as vantagens da impressão flexográfica em comparação com outros métodos de impressão?

A impressão flexográfica é uma técnica de impressão amplamente utilizada na produção de sacos e sacolas de papel por causa das vantagens que oferece quando comparada a outros métodos de impressão. 

Algumas das principais questões incluem:

1. Custo efetivo

A impressão flexográfica é geralmente considerada uma opção de impressão econômica para produção em larga escala, pois os custos iniciais de preparação da matriz são mais baixos em comparação com outros métodos de impressão, como a impressão offset, por exemplo, tornando-a uma escolha atraente para a produção de grandes volumes de sacolas e sacos de papel.

2. Alta velocidade de produção

Este tipo de impressão é amplamente conhecida por sua alta velocidade de produção, o que a torna adequada para a produção em larga escala de sacolas e sacos de papel, já que as impressoras flexográficas modernas são capazes de imprimir a altas velocidades, resultando em uma produção rápida e eficiente.

3. Versatilidade de substratos

A impressão flexográfica é compatível com uma ampla variedade de substratos, o que permite imprimir em diferentes tipos de papel, incluindo papel kraft, papel couchê, cartão, entre outros. 

Isso traz diversidade para sacolas e sacos, além de oferecer maior flexibilidade na escolha do tipo de papel para atender às necessidades de personalização, resistência e sustentabilidade dos produtos impressos.

4. Capacidade de impressão em várias cores

A impressão por flexografia também permite que a arte contenha várias cores em um único processo de impressão, o que é especialmente útil para a produção de sacolas e sacos de papel com designs complexos e coloridos, permitindo a reprodução fiel de logotipos, imagens e outros elementos gráficos.

5. Durabilidade e resistência

A impressão flexográfica resulta em uma impressão durável e resistente, que é capaz de suportar o manuseio e uso típicos de sacolas e sacos de papel, já que a tinta flexográfica penetra nas fibras do papel, e o resultado é uma boa aderência e resistência à abrasão e à umidade.

6. Possibilidade de uso de tintas à base d’água

Outra questão, é que a flexografia também permite o uso de tintas à base d’água, que são consideradas mais sustentáveis e ecologicamente corretas em comparação com tintas à base de solvente ou tintas UV. 

Isso é especialmente relevante para sacolas e sacos de papel que são usados para embalagens de alimentos e produtos sensíveis ao meio ambiente.

Na Ricapel, nós trabalhamos com a impressão flexográfica em até 6 cores!

Como uma empresa referência no ramo de fabricação de embalagens sustentáveis de papel, nós da Ricapel temos orgulho em dizer que trabalhamos com a impressão flexográfica num processo que utiliza apenas tintas à base d’água, sendo assim, um processo sustentável.

Trabalhamos com diversos tipos de embalagens de papel, como sacolas, sacos, jogo americano e papel acoplado. Quer investir em embalagens sustentáveis, personalizadas com impressão flexográfica e com alto padrão de qualidade? Fale com nossos especialistas! 👇