Tudo sobre embalagens para alimentos

Tudo sobre embalagens para alimentos: materiais, tipos de proteções e regulamentação ANVISA

Indice

As embalagens para alimentos são recipientes projetados especialmente para acomodar, transportar e proteger produtos da indústria alimentícia, além de ser uma ótima fonte de comunicação e marketing para empresas desse mercado.

O contato da embalagem com o alimento faz necessário avaliar a segurança e qualidade desses itens, para garantir que não haja nenhum tipo de contaminação ou ônus para o consumidor final.

Pensando nisso, hoje vamos te contar tudo sobre as embalagens para alimentos, passando por seus principais materiais, tipos de proteção e a regulamentação estabelecida pela ANVISA. Continue lendo:

4 principais materiais de embalagens para alimentos

Existem diversos tipos de materiais que podem ser utilizados para a fabricação de embalagens para alimentos, e sua escolha vai depender de fatores como as características do produto, tempo de prateleira, proteção contra umidade, luz e ar, entre outros.

Conheça os 4 principais:

1. Papel

O papel é um dos materiais mais utilizados na fabricação de embalagens, principalmente devido a ser leve e ter um baixo custo.

Além disso, o papel é um produto seguro, por ser um material natural; livre de produtos químicos que possam vazar para os alimentos.

2. Papelão

O papelão também pode ser utilizado em embalagens para alimentos, e apesar de ser um material parecido com o papel, ele traz consigo maior robustez e proteção para os alimentos.

É um material muito útil quando o assunto é resistência, empilhamento de caixas e proteção contra contaminantes, além de ser sustentável, reciclável e biodegradável.

3. Vidro

O vidro também é um material popular dentre as embalagens, apesar de não ter um investimento mais alto.

É o tipo de material ideal para quem busca levar uma experiência sofisticada e refinada para o usuário final, mantendo recursos como a segurança alimentar contra contaminações.

4. Alumínio

O alumínio também pode ser uma opção para fabricar embalagens para alimentos, e sua principal característica é a proteção contra luz e umidade que esse material dispõe.

Isso garante maior durabilidade aos alimentos, evitando a deterioração e preservando sua qualidade, frescura e sabor por mais tempo.

Tipos de proteção necessárias nas embalagens para alimentos

Os principais tipos de proteção que precisam ser pensadas ao escolher embalagens são:

  • Barreiras contra luz, ar e umidade.
  • Mitigação de riscos de contaminação.
  • Suporte contra grandes variações de temperaturas.
  • Resistência mecânica.
  • Selagens adequadas com etiquetagem.
  • Rotulação correta com dados sobre validade e componentes.

Regulamentação ANVISA das embalagens para alimentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é o órgão responsável pela regulamentação das embalagens no Brasil.

As regulamentações da ANVISA buscam garantir a segurança e a qualidade dos alimentos, estabelecendo requisitos específicos que devem ser cobertos pela produção das embalagens utilizadas em diferentes tipos de alimentos.

Algumas das principais regulamentações da ANVISA sobre embalagens incluem:

  1. Resolução RDC nº 17/2008: Estabelece os requisitos para a fabricação, comercialização e importação de embalagens plásticas destinadas ao contato direto com alimentos.
  2. Resolução RDC nº 91/2001: Estabelece os requisitos para a utilização de materiais plásticos em contato com alimentos.
  3. Resolução RDC nº 105/1999: Estabelece os requisitos para as embalagens de papel e cartão destinadas ao contato direto com alimentos.
  4. Resolução RDC nº 259/2002: Estabelece os requisitos para o controle higiênico-sanitário de embalagens para alimentos.

Além disso, a ANVISA também estabelece limites para a migração de substâncias químicas das embalagens para os alimentos, a fim de evitar qualquer tipo de contaminação e garantir a qualidade dos alimentos para o consumo humano.

Conheça a Ricapel

Somos uma empresa consolidada no ramo de embalagens de papel, incluindo sacos, sacolas e outros produtos de qualidade e com ótimo custo-benefício.

Buscamos investir constantemente em tecnologia e pessoas para garantir os melhores produtos aos nossos clientes. Fale com um especialista e solicite um orçamento junto a nossa equipe comercial. 👇